domingo, 22 de novembro de 2009

Frentes, pressões, depressões e outros


Tenho sempre receio de fazer cursos de formação. De dia nem pensar mas mesmo à noite, arranjo 50 desculpas para não faze. É mais importante ficar a trabalhar (mesmo às 21-22.00?), tenho 500 outras coisas para fazer, os neurónios já não funcionam como há 20 anos atrás, o dinheiro está curto, etc, etc. Mas o de meteorologia que o ANC está a levar a cabo, e que já é o segundo do género, não podia perder. Imagino sempre que um dia vou estar no meio do mar e que posso lá ficar porque não interpretei bem uma previsão do tempo, ou uma carta de isóboras ou isto ou aquilo. Já vai a meio e confesso que apesar de uma vez ou outra já lá ter estado meio a dormir, está a valer cada minuto do dito cujo. O tema é espectacular, os professores ajudam, e alguns colegas têm comentários que nos deixam bem acordados até ao fim das aulas. Mas o mais curioso é que com tudo o que já lá aprendi, quase passava ao lado de um princípio básico de meteo que me foi ensinado na quarta classe e que só me voltou à cabeça porque hoje me pus a ler um livro sobre o tema. Dizia o mesmo, logo no primeiro parágrafo, em tom de revisão de matéria, que "Convém não esquecer que o ar é aquecido principalmente não tanto pelos raios solares directos mas sim pela reflexão dos mesmos na superfície da Terra. Claro, meu!

Sem comentários:

Enviar um comentário