domingo, 10 de janeiro de 2010

Recuerdos de uma aventura

Enquanto vou tentando organizar-me para arranjar tempo para fazer um livro sobre a pequena grande aventura que foi a travessia do Portugal continental na água, aqui ficam umas fotos de alguns dos lugares espectaculares por onde passei e de algumas das muitas pessoas maravilhosas que encontrei no caminho.


No rio Minho, com o comandante Rui Silva e a jovem campeã de remo Carolina.


Na Marina do Freixo, com o espectacular responsável da mesma, o João Pinheiro, e dois outros tripeiros, também eles entusiastas de semi-rigidos.


No Pocinho, com António Ferreira e Beatriz Máximo, dois abragoneses apaixonados por tudo o que é norte em geral e pelo Douro em particular.


Com o Sr Benjamim, a arranjar gasolina na aldeia de Escalhão, onde nunca nenhum barco alguma vez chegou por água, nem nunca vai chegar!


Os veleiros, estacionados no pontão da Avela, em Aveiro, os meus "amigos" na cidade dos canais (os amigos, amigos, estava tudo ocupado!).


Na Figueira, em casa do Jorge Roque e família, com a maravilhosa cataplana feita em tempo recorde pela mulher, a retemperar de um almoço a seco que tive no mar nesse dia!


Em Peniche, com o amigo Zé do Clube Náutico de Peniche, pronto a carregar um jerrican no HM IV (que felizmente não foi preciso).


No Tejo, perto de um a princípio carracundo mas depois conversador pescador da aldeia do Escaroupim.


Perto de Benfica do Ribatejo, com uma tripulação de quatro velejadores bem dispostos que estava a passar o fim de semana em Valada.



No Sado, na aldeia de Vale de Guizo. Não se vê gente mas a família da tasca local merecia estar aqui. A preocupação em ainda voltar para o mar e chegar a Sines com luz, fez-me esquecer tirar uma fotografia!


Junto à entrada do rio Mira, a pedir informações à prestável tripulação do "Estrela da Manhã" (quem disse que em Vila Nova os pescadores não ajudam?).


Dois penichenses simpáticos que "emigraram" para Lagos devido às restrições locais para passeios marítimo-turísticos e que ficaram entusiasmados em fazer uma travessia parecida com a nossa!


Na Ria Formosa, onde a tripulação era constituída pelo Zé Tó Pina Serra e o Luís Carvalho que depois ajudaram, e muito a trazer o Honda Marine IV para revisões na Honda, em Albarraque.


Algures entre Olhão e Tavira. Sem pressas nem stress!


A ilustre tripulação da subida do Guadiana: o Topi (à direita), o Miguel Vilar (ao centro), e o Fernando Aleixo (à esquerda).


Mais de 50 anos de experiência tinha este amigo pescador de Penha de Águia o qual, apesar de reformado, ainda se lembrava das muitas passagens do Guadiana na sua zona na qual era preciso ter-se cuidado.

1 comentário:

  1. Eu só quero elogiar o fotógrafo e a escolha das fotos. Estão na verdade adequadas a cada momento.
    Continue com esta paixão.

    ResponderEliminar