domingo, 28 de fevereiro de 2010

40 nós em Cascais

Pelo menos em Cascais, a baixa cavada que nos visitou ontem não foi tão forte como se esperava mas não foi por isso que deixou de ser um espectáculo inolvidável. Vento forte do quadrante sul e mar zangado juntaram-se numa combinação mutante verdadeiramente íncrivel, daquelas que só muito de vez em quando temos a oportunidade de ver. Para quem não teve a sorte de estar lá à hora certa - entre as 12.00 e as 13.00 - aqui ficam quatro fotos que mostram bem como lá se estava.


Vista da marina em direcção à Parede, com o mar a entrar pela baía como é raríssimo ver-se. Acredite-se ou não, além de alguns barcos de pesca, havia um veleiro fundeado na baía que lá ficou a apreciar o espectáulo em primeira mão.


A entrada da marina vista do pontão de recepção. Para as ondas conseguirem passar o "chão" de rocha que há a sulsudoeste dele e ainda chegarem ao molhe com aquela violência, imagine-se a força do mar.


O molhe exterior, junto ao farol de Santa Marta. As ondas mais altas passavam o molhe e passavam por cima do convês dos barcos amarrados nos pontões mais próximos do dito.


O mar junto ao forte de Oitavos, a meio caminho entre o farol da Guia e o Cabo Raso. Repare-se na formação das ondas com rebentação, bem para lá da zona natural de formação das mesmas.

1 comentário: